Iniciada por Manoel de Mello e Silva (1929-1990), um trabalhador da construção civil que veio a São Paulo do sertão pernambucano, converteu-se ao protestantismo na Assembléia de Deus e algum tempo depois aderiu à Cruzada Nacional Evangelização, hoje nomeada Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi ordenado ministro pela International Church of the Foursquare Gospel, igreja estadunidense que organizou os trabalhos missionários que fundaram a Igreja Quadrangular no Brasil.
Em 1955, Manoel teria tido uma visão de Jesus Cristo, a qual ele próprio narra: "Em 1.955 tive uma visão espiritual na qual o Senhor Jesus me apareceu e me deu ordens para começar, no Brasil, um movimento de reavivamento espiritual, evangelização e cura divina, e o Senhor Jesus mesmo deu-me o nome: 'O Brasil Para Cristo'. Obedeci a ordem. Aleluia! Sem dúvida alguma começava no Brasil o maior movimento de evangelização e reavivamento espiritual de toda a América Latina." [1]
O seu programa A Voz do Brasil para Cristo durou no ar por duas décadas. Conduziu reuniões em praças públicas e estádios de futebol. A IPBC cresceu na maior parte em áreas pobres e operárias da Zona leste de São Paulo.
A OBPC alcançou destaque entre as denominações pentecostais do Brasil mas é timidamente representada no exterior. Alguns movimentos pentecostais têm origem na igreja, como a Igreja Pentecostal Deus é Amor, e a Casa da Bênção[carece de fontes]. Por um período de tempo, a OBPC foi membro do Conselho Mundial das Igrejas.
Manoel de Mello deixou a direção de sua igreja em 1986 e morreu em 05 de maio de 1990. Após a morte de seu fundador, a OBPC perdeu seu ímpeto inicial e parte da membresia migrou para igrejas neopentecostais. A denominação passou por problemas internos, o que reduziu significativamente sua membresia (teria chegado a agregar 1 milhão de pessoas na década de 1970), possuindo hoje, 4000 congregações com 400 mil membros no Brasil e presença no Paraguai, Bolivia, Peru, Chile, Uruguai, Argentina, Portugal e nos EUA.
A OBPC tem como sua sede o Grande Templo, no bairro da Vila Pompéia, zona oeste de São Paulo, na Rua Carlos Vicari 124. O Grande Templo começou a ser construído nos anos de 1960, e foi considerado por décadas o maior Templo Evangélico do Mundo [2], com capacidade de aproximadamente 9000 pessoas. A IBPC também é conhecida por ter sido a primeira de São Paulo a organizar a Marcha para Jesus